Nova Viçosa

Nova Viçosa é um paraíso de belezas naturais, situado no sul do Estado da Bahia.

Em meio a vastos coqueirais, praias de águas limpas, manguezais e muito verde, a cidade oferece muitas opções de diversão e atrativos próximos da região.

Um dos destaques que merece uma visita é o Atelier do Artista Polonês, Frans Krajcberg (já falecido), onde estão resguardados seus trabalhos em madeira, cuja arte é reconhecida em todo mundo.

Um pouco mais sobre Nova Viçosa

Para se chegar à sede do município, o acesso se da pela BA-001 interligada pela BA-698 que nasce à partir da BR-101 em Itabatã.

A primeira notícia de povoação da região central de Nova Viçosa, refere-se à aldeia indígena de Campinhos à foz do Rio Peruípe.

Município criado com território desmembrado de Caravelas, com sede na aldeia indígena de Campinhos, denominado por Vila Viçosa, por força de carta Régia de 03/03/1775.

O município foi extinto em 1931, passando a ser distrito de Mucuri, mas foi restaurado com a denominação de Nova Viçosa, por Lei Estadual de 27/07/1962, com os territórios integrais do distrito de Nova Viçosa e Helvécia, das demarcações de Argolo e Posto da Mata, todos desmembrados do município de Mucuri, e parte da seção territorial do distrito de Ponta de Areia, desmembrado do município de Caravelas. Mas só veio ganhar a condição do município de Nova Viçosa em 27 de Julho de 1962.

A agricultura é uma das principais economias do município de Nova Viçosa e se destaca como 3° produtor baiano de mamão. Na pecuária destacam-se os rebanhos bovinos, asinino, equino e muar. O município se destaca também atualmente na plantação de eucalipto para celulose e na indústria de fabricação de madeira fina para exportação a partir do cultivo do eucalipto, e no turismo registra o terceiro maior parque hoteleiro do extremo sul da Bahia, atrás apenas de Prado e Porto Seguro.

Ao ver as raízes aéreas das árvores e passar a mão pela água do Rio Peruípe, é fácil acreditar que aquele extenso manguezal encontra-se um dos espaços mais valorosos do Brasil, na cidade de Nova Viçosa, a mais minerada do extremo sul da Bahia, onde não só os mineiros, mas como os goianos e brasilienses tem a cidade como destino certo no verão, sempre atraídos pela bela gente, suas ilhas, praias rasas, atrativos passeios de barcos pelas estradas de rios entre os manguezais de matas fechadas e muita diversão dia e noite.

Praia do Lugar Comum: com 32 km de praias rasas e limpas, com águas mansas e mornas, com largura que alcança 300 metros na maré baixa, a Praia do Lugar Comum é considerada a maior e melhor praia de Nova Viçosa pelos turistas que vão ao local na época do verão brasileiro. O lugar é palco de grandes promoções da Prefeitura Municipal onde circulam os trios elétricos de Carnaval e os shows matinais de verão são realidos na praia.

Praia da Barra: localizada em frente à orla da cidade, tem como principal característica, o ancoradouro das embarcações locais. Suas águas mistas são resultantes do encontro do rio com o mar, apresentando-se tranquilas para a prática de esportes náuticos. Oferece boa infraestrutura, com pousadas instaladas na própria Avenida Oceânica, e inúmeras barracas especializadas em petiscos do mar.

Praia da Barra Velha: praia praticamente virgem, que apresenta um cenário paradisíaco. Suas águas mansas e cristalinas são ótimas para prática de inúmeros esportes náuticos. Por ser praticamente deserta, muitos visitantes praticam o nudismo em uma boa faixa de suas areias alvas. Na sua face sul, a paisagem muda um pouco, com a ocorrência de vastos manguezais.

Praia de Sabacuí: sua face norte está entre os maiores points da cidade, oferecendo boa infraestrutura turística, com hotel fazenda, bares, restaurantes e um pequeno parque aquático. Ao sul, é quase deserta, com a presença de poucas casas de pescadores. Em toda a sua extensão, apresenta águas tranquilas em qualquer fase da maré.

Praia do Pau Fincado: o seu mar de águas mornas e calmas proporciona banhos relaxantes em qualquer período das marés. Suas areias planas se distribuem por uma longa extensão, e têm instalado inúmeros quiosques que servem deliciosos pescados. Com uma boa infraestrutura, o local ainda oferece belos artesanatos em madeira.

Praia do Pontal: durante a maré baixa surgem extensos bancos de areia separados por lagoas naturais. A Praia do Pontal apresenta um mar bastante calmo, mesclando em sua paisagem, coqueirais e areias bem alvas. Algumas frutas típicas crescem em abundância no local como pitanga e caju. O lugar conta com muitas barracas de praia, que proporcionam conforto aos visitantes.

Este paraíso está a sua espera!!